Eu procurei e achei pedidos de ajudas sobre o mesmo assunto, mais nada esclarecido exatamente, então eu resolvi criar um tutorial, ensinando passo-a-passo de como colocar imagens que já se encontra no diretório do Grand Theft Auto San Andreas(GTA SA), que atualmente está sendo bastante utilizada.
Introdução
# Primeiramente, devo avisar que é uma coisa simples de se fazer, então, por favor não crie comentários fúteis.# Se você já sabe, bom, muito bom, mais eu fiz esse tutorial com a finalidade de ajudar a quem não sabe, e deseja saber como colocar.
# A imagem é uma especie de TEXTDRAW.
Iniciando
Vamos definir nossa TEXTDRAW que iremos usar na imagem.
Topo do GameMode/FilterScript
new Text:ImagemEntrada;
Explicação
Essa variável é usada para armazenar o ID da TextDraw, para que possamos usa-lá.Agora vá até a public OnGameModeInit() , e adicione isso
Por favor, não modifique os códigos á seguir, pois poderá dar error.
ImagemEntrada = TextDrawCreate(1.000000, -1.000000, "loadsc2:loadsc2");
TextDrawBackgroundColor(ImagemEntrada, 255);
TextDrawFont(ImagemEntrada, 4);
TextDrawLetterSize(ImagemEntrada, 0.500000, 1.000000);
TextDrawColor(ImagemEntrada, -1);
TextDrawSetOutline(ImagemEntrada, 0);
TextDrawSetProportional(ImagemEntrada, 1);
TextDrawSetShadow(ImagemEntrada, 1);
TextDrawUseBox(ImagemEntrada, 1);
TextDrawBoxColor(ImagemEntrada, 255);
TextDrawTextSize(ImagemEntrada, 645.000000, 450.000000);
TextDrawBackgroundColor(ImagemEntrada, 255);
TextDrawFont(ImagemEntrada, 4);
TextDrawLetterSize(ImagemEntrada, 0.500000, 1.000000);
TextDrawColor(ImagemEntrada, -1);
TextDrawSetOutline(ImagemEntrada, 0);
TextDrawSetProportional(ImagemEntrada, 1);
TextDrawSetShadow(ImagemEntrada, 1);
TextDrawUseBox(ImagemEntrada, 1);
TextDrawBoxColor(ImagemEntrada, 255);
TextDrawTextSize(ImagemEntrada, 645.000000, 450.000000);
Explicação
ImagemEntrada - Usada para utilizar a nossa imagem.TextDrawCreate - Função utilizada para criar um TextDraw.
1.000000, -1.000000 - Isso é a coordenada da localização da TextDraw.
loadsuk:loadsc6 - Usado para carregar as imagens do diretório do seu Grand Theft Auto San Andreas(GTA SA).
TextDrawBackgroundColor - Função utilizada para dar cor a TextDraw.
TextDrawFont - Função utilizada para definir a fonte da TextDraw.
TextDrawLetterSize - Função utilizada para definir o tamanho do texto da TextDraw.
TextDrawColor - Função para dar cor ao texto da TextDraw.
TextDrawSetOutline - Usada para dar Esbouço ao texto.
TextDrawSetProportional - Função utilizada para dar Proportional ao texto.
TextDrawSetShadow - Função utilizada para dar sombra ao texto.
TextDrawUseBox - Caixa da TextDraw.
TextDrawBoxColor - Cor da caixa.
TextDrawTextSize - Função usada para definir o tamanho do nosso texto.
Agora para que possamos colocar para criar a TextDraw ao player se conectar, devemos colocar isso na public OnPlayerConnect(playerid)
TextDrawShowForPlayer(playerid, ImagemEntrada);
Explicação
TextDrawShowForPlayer - Função utilizada para carregar ou criar a TextDraw ao player.ImagemEntrada - Para abrir somente a nossa TextDraw(imagem).
Agora vá até a public OnPlayerRequestClass(playerid) e adicione isto
TextDrawShowForPlayer(playerid, ImagemEntrada);
Explicação
TextDrawShowForPlayer - Função utilizada para carregar ou criar a TextDraw ao player.ImagemEntrada - Usada para abrir/executar somente aquela TextDraw(nossa imagem).
Agora temos que destruir nossa TextDraw ao player spawnar. Então vamos até a public OnPlayerSpawn(playerid)
TextDrawHideForPlayer(playerid, ImagemEntrada);
Explicação
TextDrawHideForPlayer - Função utilizada para destruir/excluir a nossa TextDraw.ImagemEntrada - Utilizado para destruir somente a nossa TextDraw.
Agora vamos ao mais esperado, pelo esforço, o resultado do nosso código
Questionario
Pergunta: É possível mudar a imagem?
Resposta: Sim, mais primeiro você deve saber o "ID" da sprite(imagem do diretorio) que você deseja utilizar, é possível ver um preview das imagens disponiveis, utilizando Programa feito pelo usuário Lorenc_ , para acessar o tópico clique aqui.
O programa já disponibiliza o código pronto, só para mudar, para mudar vá até a linha
ImagemEntrada = TextDrawCreate(1.000000, -1.000000, "loadsc2:loadsc2");
Para mudar basta você mudar a escrita "loadsc2:loadsc2" para a desejada.Atenção dispenso, comentários fúteis e ofensas. Se quiser critícas, critíque, mais por favor, seja construtivo com sua critíca. Se quiser dar alguma sugestão de tutoriais, entre outras, faça uma sugestão construtiva, por gentileza.
Créditos
Đeagle(Paulinho) - Criação do Tutorial.Lorenc_ - Criação do Sprite Browser.
2 Comentários
nao consigo ir ao topico do usuario Lorenc_.
ResponderExcluirhttps://open.mp/docs/scripting/resources/textdrawsprites
ResponderExcluirAchei isso util, para quem quer saber as localizações das sprites